Principais diferenças: Chatbot e Assistente Virtual

Apesar de ter muitas características semelhantes, o chatbot e assistente virtual são ferramentas diferentes.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre Chatbot, que nada mais é do que um bot (robô) que interage via chat, o que inclui aplicativos de mensagens como por exemplo: WhatsApp, Messenger (Facebook). Essa ferramenta se caracteriza como um software que irá executar tarefas de forma automática. 

Geralmente utilizado em suporte, atendimento e vendas, pois irá atender essa demanda dos clientes via mensagens de texto, envios de arquivos e também direcionando os usuários para o canal correspondente, sendo assim o atendimento fica mais  assertivo para o cliente e para o colaborador. 

Inclusive o uso de IA (Inteligência Artificial) está cada vez mais presente nos Chatbots.

Agora falando mais sobre Assistentes virtuais, eles atuam por comandos de voz ou texto que respondem de acordo com a disponibilidade de informação de mais importância, vai atuar de acordo com a necessidade do usuário. 

Exemplos de soluções famosas que atuam dessa forma: Cortana, Google Assistant, Alexa e até a famosa Siri, que prestam assistência, respondendo  as perguntas feitas pelos usuários com uso de interface conversacionais. 

Temos uma grande vantagem no uso dessas duas tecnologias, pois irão ajudar com a experiência do cliente, auxiliando nas pesquisas, direcionando para o canal correto, respostas rápidas e objetivas, e no caso do assistente virtual, irá permitir até o acionamento por voz.

Ambas tecnologias automatizam os processos, o que irá diminuir custos dentro da sua empresa, além de aumentar a capacidade da operação e melhorar o foco dos colaboradores com relação ao público e a estratégia de atendimento.

Para saber qual melhor alternativa para sua empresa, você pode rever os processos e desenhá-los considerando o que cada ferramenta irá contribuir para melhorias no seu processo.