Chatbot: O que é? Como pode ajudar sua empresa?

Chatbot: O que é? Como pode ajudar sua empresa?

Você já deve ter visto em rede sociais e também em alguns sites os “balões” de chat que geralmente fica no canto direito de seu browser, a diferença é que o chatbot é automatizado, acredito que um exemplo bem simples e mais completo é a famosa Siri da Apple que responde e simula uma pessoa, ou seja, um chatbot é um software voltado para comunicação automatizada, simulando uma conversa humana.

Com a utilização de um chatbot conseguimos automatizar tarefas que podem ter se tornado repetitivas e muitas vezes burocráticas.

Muitas empresas estão escolhendo alguns processos (como consulta de pagamentos, dúvidas frequentes e até mesmo venda) para estruturar uma forma de diálogo, criando um fluxograma utilizando uma ferramenta de chatbot, atendendo de forma mais humana e interativa.

Com versões mais simples ou mais complexas, sendo que as mais básicas, possui pequenas automatizações, fornecendo algumas respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes em resolver suas dúvidas.

As versões  mais completas de chatbots são mais sofisticadas e contam com recursos de IA (Inteligência Artificial), capazes de aprender com exemplos de atendimento, passando informações sobre os serviços ou produtos oferecidos, permitindo integração entre chatbot e sistemas da própria empresa.

Uma vez que o chatbot estiver suprido com as informações necessárias, aprenderá com as novas interações e será capaz de atualizar-se automaticamente (machine learning).

Por esse e outros motivos a IA é considerada uma tecnologia avançada em chatbots, já que oferece características similares ao funcionamento da inteligência humana, capaz de criar informações a partir de dados fragmentados.

Veja algumas vantagens com a utilização dessa ferramenta:

  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Automatizar processos;
  • Múltiplos canais de atendimento;
  • Nova forma automatizada de entrar em contato com seu Lead e ajudar em sua qualificação.

Share this post

Deixe uma resposta