Relacionamento: Big Data e Atendimento ao Cliente

Relacionamento: Big Data e Atendimento ao Cliente

Atualmente a importância do Big data dentro de uma empresa não está ligado a quantidade de dados que são recolhidos, mas sim na maneira que você irá lidar com todos eles.

Com o Big Data, é possível analisar dados, encontrando direcionamentos que irão permitir a redução de custos, tempo e desenvolvendo novos produtos/serviços.

E como o Big Data pode influenciar no atendimento ao cliente?

Veja algumas situações que ajudaram no entendimento:

Prever a demanda do público

Com a utilização do Big Data é possível acumular mais conhecimento sobre seu público e também identificar diversos padrões na forma como agem, falam e consomem os serviços, isso tudo de acordo com outros dados estruturados, como por exemplo a faixa etária e localidade. Essas informações permite que você identifique padrões e consiga prever a demanda do público em determinadas épocas.

Personalizar o processo de atendimento ao cliente

Com uso da tecnologia, hoje em dia é possível otimizar processos de atendimento, sendo um marco para atualidade a capacidade de personalizar o processo de atendimento de acordo com o perfil/persona  que irá atender como cliente. O que irá permitir uma experiência de compra mais satisfatória para seus consumidores, e isso pode ser voltado não só a vendas, mas também em outros processos e segmentos dentro de sua empresa.

A personalização pode assumir várias formas, desde o tipo de oferta no caso de vendas, até a linguagem escolhida durante a abordagem. Isso tudo é possível com a combinação dos dados acumulados e algumas ferramentas de automação, que cada dias mais estão presentes em nosso dia a dia.

Reativar clientes inativos

Outra integração que é possível de se realizar,  é o uso do Big data utilizando os dados, assim como um sistema de automação para entrar em contato com clientes inativos, até mesmo os mais antigos que já deixaram sua base há muito tempo, ou até mesmo, os que não deram continuidade em um processo de compra, por exemplo. 

Alimentar outras estratégias e ferramentas

A base de informações que você coleta pode ser usada para inúmeras finalidades em diversos setores, como citado anteriormente. Há muitas ferramentas, e sistemas de gestão financeira e CRM que aproveitam do Big Data em suas análises. Enquanto ele alimentas todos com informações atualizadas, cada setor da empresa poderá executar melhor suas funções.

Por fim, essa ferramenta também irá contribuir com análise do mercado e suas tendências, percentuais comparativas em relação à concorrência, bem como garante a identificação de oportunidades e interesses de consumo.

Resumindo, falar de Big Data significa focar o uso estratégico da análise de dados, tendo em vista que esses dados não são nada sem uma execução planejada que os interprete corretamente.

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