Chatbot: Todos precisam de Inteligência Artificial?

Ter uma interação com um chatbot pode ser uma experiência bem impressionante, pois por mais que pareça que um chatbot com IA seja o padrão, a verdade é que esse é apenas um dos tipos existente que encontramos no mercado. 

Para esclarecer sobre essa tecnologia, o chatbot lida com as instruções dos usuários baseado em dois tipos de bots: em regras e os construídos com IA. Essa diferenciação é feita porque a construção de um chatbot pode variar de acordo com o objetivo do negócio e o que representa. 

Caso a finalidade do chatbot seja respostas simples e diretas, não terá a necessidade de implementar a inteligência artificial, cumprindo apenas seu objetivo por meio da programação de regras específicas, criada por meio de uma estrutura conhecida como árvore de navegação ou árvore de diálogo. 

O que significa que o bot só irá atender a comando específicos, para os quais esperar receber dados em determinado formato, com respostas previamente estabelecidas e já mapeadas. Como citado anteriormente, irá atender o propósito para qual a empresa o construiu, funcionando como previsto e de forma direta. Como por exemplo: Envio de uma segunda via de um boleto,  acompanhar uma encomenda, entre outros. 

Já os bots com IA, exigem recursos mais complexos, pois o aprendizado da máquina e sistemas possibilitam a compreensão da linguagem humana, por meio de técnicas de machine learning, os chatbots conseguem aprender e interagir com o usuário como se adquirissem experiência com cada interação feita. 

Com uso de tecnologias para melhor entendimento das solicitações que o usuário realizar, a utilização do NLP ( Processamento de Linguagem Natural ou Language Processing), não é limitado a comandos prontos o que irá facilitar e engajar mais os usuários.  Um exemplo de chatbot IA são as companhias de seguros e concessão de crédito que fazem as perguntas mais apropriadas e após analisar  fornecem a melhor opção para o cliente. 

Percebemos que chatbot com IA é muito interessante mas para determinadas situações o uso de um chatbot com regras e navegação estruturada podem atender perfeitamente seu negócio, basta pensar nos objetivos do seu bot e na experiência do usuário! 

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