URA Humanizada: Quais as principais vantagens? Como pode fazer a diferença no atendimento ao cliente.

Para alguma empresas, o telefone ainda é um canal vital no relacionamento com os clientes e geralmente apresenta um volume absurdo de contatos todos os dias. Certo, mas você deve estar se perguntando onde que a URA pode ajudar você e sua empresa a melhorar a sua experiência com o cliente? Vamos explicar tudo nesse artigo.

Vamos começar falando um pouco sobre URA(Unidade de Resposta Audível), trata-se de uma tecnologia que viabiliza o atendimento automatizado aos clientes, ou seja, irá responder dúvidas e prestar informações sem que um operador precise atender à ligação, otimizando o seu tempo e evitando frustrações de seus clientes e até mesmo do colaborador.

A URA  pode realizar diversas operações: como ligar, reconhecer dígitos e até mesmo falar. Dessa forma, o cliente escolhe a opção desejada e em seguida é redirecionado para o setor correspondente.  

Atualmente as URAs são capazes de compreender palavras, levando a interatividade ao nível da fala, tornando a experiência mais real e menos robotizada.

Você deve estar se perguntando, por que ela pode e deve ser humanizada?

Com a evolução da tecnologia, uma URA que ofereça uma infinidade de opções e informações que geralmente não personalizadas, além de piorar o atendimento, pode acabar deixando-o mais confuso e até mesmo irritado.

Com a URA humanizada, o atendimento irá se aproximar ao máximo do atendimento humano, identificando corretamente o cliente e oferecendo a ele os serviços e as opções mais relevantes naquele momento.

E como podemos tornar nossa URA o mais humanizada possível?

Podemos iniciar identificando os tipo de persona* que temos no cenário atual de sua empresa, pois será a partir dela que será estruturado o estilo de comunicação. Cada tipo de  persona deve refletir os valores da empresa, isto sustentará a “personalidade” do sistema, e na prática ajudará na definição da voz e entonação utilizada na URA.

É de extrema importância conhecer o perfil do cliente, para em conjunto com a persona, estabelecer a linguagem e estilo de comunicação que será usada em sua URA.

*Tipo de clientes, personalidade.

Principais vantagens:

Com a URA humanizada é  possível oferecer uma série de benefícios a qualquer empresa que esteja preocupada em oferecer um atendimento de excelência, focando na experiência do seu cliente, tornando a menos cansativa e objetiva.

Podemos citar alguns benefícios, como:

  • a personalização do atendimento, sendo de acordo com as necessidades e tipo de persona;
  • comunicação mais eficaz entre a empresa e seus clientes;
  • a programação pode ser  de acordo com as necessidades da empresa;
  • atendimento sem interrupções, mais focado e objetivo,  podendo operar 24 horas, sete dias por semana;
  • otimização do tempo de duração das chamadas, reduzindo o tempo médio de espera pelo atendimento;
  • integração com CRM, SMS, Chatbot, E-mail, Fax, etc;
  • aumento na satisfação do cliente, relacionado ao tempo de espera para um atendimento;

Entres outros benefícios.